top of page
  • Foto do escritorInstituto Irmãs da Santa Cruz

15º Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos

Roda de conversa sobre meio ambiente e resistência indígena


A partir do dia de hoje, 19 de agosto às 18h, estará acontecendo o 15º Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos, promovido pela comunidade Multiétnica Filhos Desta Terra.


A comunidade Multiétnica Filhos Desta Terra é composta por famílias dos povos Tupi, Pankararé, Xucuru de Ororubá, Kaimbé, Wassu Cocal, Guajajara e Kariri Xocó. Ela é uma retomada territorial organizada pelos povos indígenas presentes no contexto urbano da cidade de Guarulhos e que vivem desde 2017 nesta área.


Amanhã, durante as atividades de rodas de conversa, apresentações culturais, venda de artesanatos e comidas típicas, o ADDIISC apoiará e participará de roda de conversa para escutar e demarcar as vivências dos povos da comunidade Multiétnica sobre a importância da resistência indígena para o meio ambiente.


Durante as atividades, serão realizados plantio de mudas e compartilhamento das experiências sobre o plantio e preservação tradicional do meio ambiente.


Importante relembrar que a atividade compõe o cronograma anual de seminários do ADDIISC. A roda de conversa e a vivência de plantio marcam o primeiro seminário presencial desde o início da pandemia de Covid-19.


Além disso, o ADDIISC, em conjunto com a equipe do CIMI São Paulo, vêm acompanhando algumas demandas da comunidade Multiétnica Filhos Dessa Terra no último período, principalmente pela regularização territorial (leia notícia sobre projeto de lei que propõe a criação da reserva municipal indígena).


Relembre aqui a notícia sobre as reivindicações da Multiétnica sobre saúde e a nota que repudia o ataque vivido pela comunidade no ano de 2021.


Programação:

19/08 - 18h

Abertura

Espaço Multiétnico Filhos dessa Terra

Av. Benjamin Harris Hunnicutt, 4112 e Rua Onze, em frente ao nº 36


20/08 - das 8h às 17h

Rodas de conversa, apresentações culturais, venda de artesanatos e comidas típicas.

Espaço Multiétnico Filhos dessa Terra

Av. Benjamin Harris Hunnicutt, 4112 e Rua Onze, em frente ao nº 36


21/08 - das 12h às 21h - Bosque Maia

Feira dos Povos Indígenas - venda de produtos artesanais e medicinais naturais, rodas de conversa, apresentações culturais, entre outros.



Para opções de caminho sobre como chegar na reserva, confira aqui o post do Instagram da Multiétnica com as possibilidades (@filhosdestaterra)





56 visualizações0 comentário
bottom of page