Convite para o lançamento do livro “Mulheres da esperança: Colhendo saúde: algumas receitas para o bem viver"
- Instituto Irmãs da Santa Cruz
- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jul.
O Programa de Assessoria, Garantia e Defesa de Direitos do Instituto das Irmãs da Santa Cruz (ADDIISC) realizará neste sábado o lançamento do livro “Mulheres da Esperança: Colhendo Saúde: algumas receitas para o bem viver”, fruto do trabalho desenvolvido junto a mulheres da comunidade Ocupação Esperança em Osasco.
Nesse processo, pudemos ouvir essas mulheres empobrecidas, que carregam importantes conhecimentos, passados de geração em geração, acerca da relação com a terra, as plantas, a natureza e a saúde. Assim, buscamos nesse diálogo, recuperar memórias, trajetórias de vida, cultivar acolhimento e afetos, para juntas construirmos o livro, que busca compartilhar formas de cuidado com a vida, incentivando, assim, uma mudança de mentalidade e comportamento em relação ao meio ambiente, potencializando a proteção desse lar compartilhado por todos os seres humanos e a natureza, que é o planeta enquanto nossa “Casa Comum”.
O livro é uma preciosidade ofertada generosamente por essas mulheres sábias que a sociedade muitas vezes não reconhece, não apoia e não auxilia. É mais uma oferenda à vida. Cada receita remete a um lugar, a uma porção de terra que faz parte da história e que não é objeto, mas sujeito em suas narrativas. Cada lugar participa do que está disponível e das escolhas que desenham o caminho de vida de cada mulher. Cada planta carrega memórias de ancestrais que são nomeadas, para render homenagem a quem ensina sem nada receber por isso além do gosto da partilha e de ver a vida prosperar apesar de tudo. Cada remédio acompanha o relato do corpo que sofre na carne para aprender a curar. Elas não aprenderam as artes da nos próprios corpos, abandonados à própria sorte mas cheios de vontade de viver. Nas suas receitas simples habitam histórias complexas e alianças poderosas entre a vida humana e não humana. Ouvi-las (nesse caso, lê-las) nos ajuda a buscar caminhos transformadores para enfrentar a atual crise ecológica e a crise social em sua interconexão.
Local: Barracão da Ocupação Esperança, Estrada da Aplina, s/n, Pq. Industrial Anhanguera, Osasco/SP (no Google: “Barracão da Associação dos Moradores da Ocupação Esperança”)

Clique abaixo e veja o livro.








Comentários