• Mayara Nunes

Levanta-te e anda: Resgatando vidas em Salvador com o apoio do IISC


Diante do desmonte das políticas sócio assistenciais que visam garantir os direitos da população em situação de rua no Brasil, é que o Instituto das Irmãs da Santa Cruz, na contramão desse processo excludente, se vê no compromisso ético de fomentar projetos que acolham, desenvolvam e auxiliem este público.


É neste sentido que atua a Ação Social Arquidiocesana (ASA), em comunhão com os valores cristãos de amor ao próximo, e prestação de solidariedade aos que mais necessitam de ajuda.


Através do projeto Levanta-te e anda, a ASA atua no município de Salvador, especificamente na cidade baixa, onde há maior concentração de pessoas nesta situação. O projeto consiste em viabilizar ações relacionadas a assistência social, atendimento psicológico, higiene e alimentação, dentro de um Centro de Convivência que visa estimular as capacidades e habilidades de cada indivíduo, para resgatar a dignidade e cidadania.


Para o diácono Itamar Mendes, o investimento do IISC é de suma importância para o desenvolvimento do projeto. Para ele, as irmãs investiram não só financeiramente, mas apoiaram o projeto ao acreditar na causa.


“Estar em comunhão, em solidariedade com a nossa missão faz toda diferença. O Instituto promove, junto com o projeto Levanta-te e Anda, a efetivação das políticas públicas através de atividades e ações que favorecem e consolidam a autonomia da população adulta de rua, na luta e defesa pelos seus direitos, no fortalecimento da autoestima e no exercício da cidadania”, explica o diácono.


O projeto evidencia também, os princípios de valorização das individualidades e coletividades estimulando a participação responsável, consciente e comprometida por parte do público atendido.


Texto | Mayara Nunes

Revisão Editorial | Fabiano Viana




0 visualização