top of page
  • Foto do escritorInstituto Irmãs da Santa Cruz

Lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil

14ª retomada indígena na PUC de São Paulo

No próximo dia 19 de setembro, às 18h40, após a cerimônia de abertura da 14ª Retomada Indígena na PUCSP, realizaremos o lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil- Dados 2021, em São Paulo, presencialmente na PUCSP e transmitida ao vivo pelo canal da TV PUC.


Importante relembrar que os/as estudantes do Programa Pindorama, da PUCSP, elegeram como tema da Retomada Indígena desde ano: “Bi-centenário: independência para quem? Luta e resistência dos Povos Indígenas” e acolheram o lançamento do Relatório durante seu primeiro dia de programação, que seguirá durante toda a semana.


O relatório de violência, realizado pelo Conselho Indigenista Missionário, foi oficialmente lançado no dia 17 de agosto (veja aqui a live) e apontou o grave cenário de violência e a ofensiva contra os direitos dos povos indígenas no Brasil. Assim, o evento em São Paulo tem como objetivo seguir difundindo esses alarmantes dados e aproximá-los do contexto de luta dos povos tradicionais que vivem no estado.


Para o lançamento do relatório, contaremos com a mediação da vice-presidente do CIMI, Lucia Gianesini. O relatório será apresentado pela professora da PUC e coordenadora geral de pesquisa do relatório, Lúcia Rangel, seguida das falas das lideranças Simone Pankararu e Davi Popygua, de Michael Mary Nolan, que fará a exposição de um dos artigos do relatório, baseado no trabalho do Instituto das Irmãs da Santa Cruz (IISC) e do CIMI no que toca às pessoas indígenas presas e das contribuições da desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kenarik Boujikian.


Não é necessário inscrição, mas haverá lista de presença no dia para as pessoas e as pessoas que, após o evento, precisarem de certificado de participação, a orientação é solicitar por meio do e-mail: add@iisc.org.br.



Lançamento em São Paulo do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil - Dados 2021

Local: Auditório 100A, da PUCSP na rua Monte Alegre, 984.

Data: 19/09/2022 (segunda-feira)

Horário: 18h40

17 visualizações0 comentário
bottom of page