Indígenas em Situação de Rua - Matéria da Rádio Cimi - Edição 29 - ano 2025
- Instituto Irmãs da Santa Cruz
- 16 de mai.
- 1 min de leitura
Pouco ou nada se fala sobre a população em situação de rua, menos ainda em indígenas em situação de rua. Foi a partir desta provocação que o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Sul, o Instituto das Irmãs da Santa Cruz e a Associação Rede Rua, realizou na última semana o “Seminário Indígenas em Situação de Rua”.
O evento realizado na sede do Sindicato do Bancários em São Paulo, capital, reuniu lideranças indígenas, especialistas e representantes de instituições públicas, como a Defensoria Pública do Estado e da União e o Ministérios Público da União, e organizações da sociedade civil.
Um estudo do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua aponta que, em 2024, cerca de 80.369 pessoas vivem nas ruas da capital paulista. Os dados evidenciam a urgência da iniciativa, que busca não apenas mapear essa população indígena em situação de rua, mas também oferecer suporte e criar soluções de longo prazo.
O Seminário faz parte de um conjunto de ações que reúne esforços entre a Rede Rua, Cimi Regional Sul e do Instituto das Irmãs da Santa Cruz, que buscam promover ações concretas de acolhimento e assistência.
Ou se preferir confira ouça nosso Podcast neste link.
Comments