top of page

IISC viabiliza atendimento sócio assistencial para crianças em situação de rua em São Paulo

O "Reconstruindo Vínculos" é um projeto da Associação de Apoio as Meninas e Meninos da Região Sé (AACRIANÇA), que atende crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de São Paulo. A iniciativa foi contemplada pelo investimento social do Instituto das Irmãs da Santa Cruz, em 2019, e visa favorecer a reconstrução do vínculo familiar e comunitário, favorecendo o processo de reintegração sócio familiar.


No atual contexto sócio-político e econômico, com o crescimento das forças conservadoras, que criminalizam a pobreza e destroem as políticas sociais voltadas para os mais vulneráveis, as crianças e adolescentes estão entre as principais vítimas deste sistema que aprisiona e mata estes corpos.

Everaldo Oliveira, coordenador do projeto relata que atualmente este é o único espaço dedicado a convivência das crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de São Paulo. “Na nossa casa elas e eles podem chegar, receber um atendimento profissional humanizado, e ter da nossa parte o apoio do qual necessitam. A nossa presença nas ruas, a nossa acolhida nos grupos e nos atendimentos individuais e a nossa atuação nos espaços de incidência política, impacta positivamente na vida destes meninos e meninas em situação de rua, ainda mais quando, muitas vezes, somos a última esperança para eles, e para as suas famílias”, conta o coordenador.


Para Everaldo o apoio do Instituto das Irmãs da Santa Cruz foi de fundamental importância para a continuidade do projeto. “O Instituto é atualmente o único apoiador do único espaço de convivência para as crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de São Paulo. Este ano de 2019 foi muito difícil para nós que atuamos na área dos Direitos Humanos, e em especial, na defesa dos Diretos de Crianças e Adolescentes, pois muitas das políticas foram dizimadas, e testemunhamos o fim de muitos projetos que faziam parte da rede conosco. A violência contra os nossos meninos e meninas em situação de rua vem crescendo a cada dia. Há duas semanas um dos nossos adolescentes foi assassinado em plena praça da Sé, e esta violência letal nos atinge e abala a nossa esperança. O apoio do IISC, além do auxílio financeiro, nos ajuda a manter viva a esperança e a fé na solidariedade humana e na justiça”, pontua.


Texto| Mayara Nunes


18 visualizações0 comentário
bottom of page