top of page

IISC promove seminário com tema: Migrações e Refugiados

No dia 31 de outubro, o Instituto das Irmãs da Santa Cruz estará promovendo o Seminário: Migrações e Refugiados, um evento com palestras e debates, para quem busca soluções humanizadas que garantam o atendimento da grande população que busca refúgio no Brasil. 


No final do ano de 2018, havia no mundo cerca de 70,8 milhões de pessoas forçadas a deixar seus países por motivos de perseguição e violação de diretos. Este número foi apontado no dia 19 de junho de 2019, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) para os refugiados, e é o maior número registrado desde a criação do órgão em 1950.


No Brasil, os pedidos de refúgio dobraram nos últimos anos. Foram cerca de 80 mil pedidos em 2018. O aumento colocou o Brasil como o sexto país que mais recebeu solicitações deste tipo. Segundo o Acnur, a crise na Venezuela impulsionou os números brasileiros, ficando à frente da imigração Haitiana, com 7 mil solicitações de refúgio.


Os sírios representam a nacionalidade com o maior número de refugiados pelo mundo, são cerca de 6,7 milhões registrados em 2018 – 400 mil a mais do que registrado em 2017. 

Para construir o debate, as Irmãs da Santa Cruz convidam três conferencistas para compor a mesa,  João Chaves, Defensor Público Federal e Coordenador de Migrações e Refúgio da DPU/ São Paulo, Mestre em Direito pela UFPE – Universidade Federal do Pernambuco; Paolo Parise, Diretor do Centro de Estudos Migratórios de São Paulo e integrante da equipe da Missão Paz, Doutor em Teologia pela Universitá Gregoriana (Roma) e Cátia Kim, Advogada no Instituto Terra, Cidadania e Trabalho (ITTC) atua no âmbito do Projeto Mulheres Migrantes junto à mulheres em conflito com a lei penal.


O Seminário Migrações e Refugiados é um evento de caráter educativo, preventivo e uma referência indispensável para pesquisadores, militantes e atuadores dos serviços de proteção ao migrante. Nesse sentido, além das palestras, os participantes poderão tomar contato com diversas informações sobre a engrenagem das políticas públicas voltadas para este público.


O encontro será na Cáritas Regional Sé. Rua José Bonifácio, 107 - 3.º andar. As 13h30 será realizada a credencial. O seminário é uma atividade sem custos de participação e haverá entrega de certificados ao final do evento



42 visualizações0 comentário
bottom of page