• Mayara Nunes

IISC e Caritas da Bahia em uma parceria de energia

Atualizado: 22 de Mar de 2019


Em 2018, o Instituto das Irmãs da Santa Cruz investiu no projeto “Construindo Alternativas Energéticas no Seminário Baiano”, uma iniciativa de suma importância para a trajetória da Cáritas Brasileira, situada na Bahia, no nordeste brasileiro.


Este apoio objetivou que famílias de agricultores do semiárido baiano melhorassem sua renda familiar afim de diminuir o impacto no meio ambiente, seguindo os princípios da agroecologia com vistas ao desenvolvimento solidário, sustentável e territorial, através da tecnologia social de biodigestores.


O biodigestor, para quem não o conhece, é uma tecnologia utilizada para a produção de biogás e possibilita o reaproveitamento das fezes dos bovinos, mantendo o curral limpo e evitando a emissão de gás metano na terra, minimizando o efeito estufa.


O investimento permitiu que a Cáritas ampliasse suas ações junto a populações vulneráveis da Bahia, a partir de pequenas iniciativas locais que possibilitaram o aproveitamento dos recursos disponíveis de forma sustentável.


Viabilizando a geração de renda para as famílias, a produção de alimentos agroecológicos e o fortalecimento da Economia Solidária, assim como os processos formativos, tendo como objetivo a emancipação de mulheres e jovens a partir da educação popular.


Para Gabriel Carneiro, responsável pelo projeto, a solidariedade está na missão da Cáritas e o investimento do IISC possibilitou o cumprimento de ações baseados nesses princípios.


“Educar para solidariedade é buscar o envolvimento participativo e democrático de todos os sujeitos na construção das relações em sociedade. Dessa forma, o resultado desse processo é a apropriação habitual da prática da solidariedade, de forma que as relações cotidianas pautadas nesse princípio provoquem transformações e construam o senso de cidadania nos sujeitos, colocando-os como agentes transformadores que se propõe a trabalhar a favor da justiça social e a serviço da emancipação humana”, pontua o Educador.


Texto: Mayara Nunes | Editor: Fabiano Viana | Agência Fazercom


6 visualizações

©2017 por Agência FAZERCOM -  Gestão em Comunicação.

Siga a Congregação das Irmãs da Santa Cruz

FALE  CONOSCO

 (11) 5631-0478 | 5631-0517

R. Antônio Furlan Júnior, 127 (portaria 15) - Vila São Pedro - 04676-020 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle