Dia D" da Jornada de Moradia Digna
- Instituto Irmãs da Santa Cruz
- 17 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jul.
No último domingo, 15/06, o Programa de Assessoria, Garantia e Defesa de Direitos do Instituto das Irmãs da Santa Cruz (ADD/ISSC) esteve presente no "Dia D" da Jornada de Moradia Digna, realizada pelo Núcleo de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública de São Paulo, juntamente com diversas organizações e comunidades.
A abertura foi realizada no Empreendimento Carolina Maria de Jesus, onde pudemos conhecer um pouco da história de luta dessas famílias e a conquista, após 30 anos, de um conjunto habitacional construído através de mutirão entre as moradoras e moradores. Inspirados por essa experiência, fomos até o Centro Pastoral São José, para a mesa que abriu os trabalhos da Jornada. O ADD recebeu uma saudação especial da coordenadora Taíssa Pinheiro, que agradeceu o ADD por sua colaboração ativa na construção da Jornada e ressaltou as reflexões trazidas sobre o tema das mudanças climáticas e o impacto nas comunidades vulneráveis, bem como pelo almoço fornecido aos quase 200 participantes.
Estiveram presentes comunidades da Zona Leste, Centro e Zona Sul de São Paulo, São Sebastião, Osasco, Mairiporã, São José dos Campos, organizadas junto a movimentos sociais como a União dos Movimentos de Moradia, o Movimento dos Atingidos por Barragens, o Luta Popular e a Frente de Lutas por Moradia, bem como o movimento da população em situação de rua. Foram realizadas oficinas para discutir o que é justiça climática, como fortalecer a organização comunitária para enfrentar situações de risco e o papel das entidades de defesa de direitos nesse cenário.
Ao final, foi realizada uma plenária para compartilhar as resoluções e ler, discutir e aprovar o manifesto da Jornada. A mesa contou com a participação de Irene Maestro, consultora jurídica do ADD.
Comments