• Mayara Nunes

Conheça o CCA do Centro Santa Marta



O Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes (CCA), do Instituto Santa Cruz, vem desenvolvendo um lindo trabalho junto à comunidade.


O projeto elabora atividades para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, constituindo um espaço de convivência a partir das demandas e necessidades dessa faixa etária, florescendo conhecimento e aprimorando suas potencialidades.


O CCA intervém na vida dessas crianças com experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.


“São atividades que não tem o mesmo teor da escola, porém, são complementares. Nós desenvolvemos atividades de cidadania, cultura, esportes, jogos, lazer e também de comunicação social onde as crianças protagonizam os saberes. Não é algo para formar a criança em uma área específica, mas para formá-lo enquanto cidadão para a sociedade”, explica Danilo Albuquerque, coordenador no CAA.


“Geralmente, as crianças chegam agitadas ou muito quietas e durante o dia elas vão se desenvolvendo, participando, colocando as emoções para fora e saindo mais leves no final. A longo prazo observamos uma transformação pessoal. Elas chegam com vivências difíceis, com histórias complicadas e observamos que na adolescência eles já estão mais seguras e já possuem autonomia, conhecimento, cultura e valores”, conta Paola Magalhães, educadora social.


A excelência e compromisso do Instituto Santa Cruz é marca garantida no sorriso das crianças que utilizam e protagonizam o espaço.


“Eu gosto muito de ficar aqui, me divirto, faço novas amizades e aprendo muita coisa nova. Não é a mesma coisa que a gente aprende na escola, português, geografia. Tem sempre algo diferente, reciclagem, comunicação. Em comunicação eu cuido mais da parte de projetos”, afirma Vinicius Maia, usuário.



Reportagem: Fabiano Viana e Mayara Nunes

277 visualizações