top of page
  • Foto do escritorIISC

Compromisso de amor é fazer de todos um só no amor de Cristo

Campanha da Fraternidade 2021 tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”


No dia 17 de fevereiro foi lançada a 5° Campanha da Fraternidade, com o lema “Cristo é nossa paz: o que era dividido, fez uma unidade”. Desde o seu início, no ano de 2000, a Campanha da Fraternidade tem como objetivo estabelecer diálogos e propor reflexões acera de temas relacionados à saúde, meio ambiente, família, entre outros, durante o período de quaresma.


Para este ano, a CFE nos convida para uma escuta. É momento de abrir-se ao diálogo, estabelecer conexões para fortalecer o Evangelho e buscar compreender os problemas concretos que existem no país.


A comunhão e a partilha de experiências torna mais palpável o estabelecimento de uma cultura de paz na sociedade. Portanto, é de extrema importância o engajamento dos cristãos e a união de todas as igrejas para que o propósito de Cristo esteja cada vez mais presente em nós.

A Campanha da Fraternidade é ecumênica. Ou seja, diversas igrejas cristãs estabelecem uma parceria para lançar um tema acerca das mudanças necessárias em nossos hábitos sociais.


Durante a Campanha da Fraternidade, os cristãos se inspiram no amor de Cristo. Não importa qual seja a igreja, o fundamental é o diálogo e entendimento que o Evangelho de Deus une a todos. A fraternidade é para todos. A paz é para todos. O principal objetivo é sempre a união.


Após o lançamento online da Campanha da Fraternidade 2021, a irmã Elizangela Matos, da Congregação das Irmãs da Santa Cruz se pronunciou acerca da importância da unidade em Cristo. “Pensando na CFE deste ano e refletindo em comunidade percebemos que ela nos coloca na centralidade da vida do Cristo de Nazaré, que nos convoca a unidade na diversidade. Neste tempo de quaresma, a CFE também nos convida a conversão, mudança de postura e abertura de acolhida a cada pessoa que encontramos na caminhada ao longo da vida”, explica.


Sua reflexão é ponderada e considera que o ponto central da discussão trazida pela campanha é justamente a união, a escuta e o diálogo. “Esta CFE quer em sua essência chamar a atenção para as questões sociais, as lutas e sofrimento dos pobres e marginalizados. Quer nos mostrar que a vida está em primeiro lugar. Nos convoca a mudança de comportamento frente a sustentabilidade planetária, pois não é mais uma opção e sim o caminho para um outro mundo possível. Que tenhamos força, coragem e energia para construirmos pontes e destruir qualquer forma de divisão e inimizade entre povos, culturas e religiões. Precisamos construir mais do que nunca o amor, a fraternidade e diálogo como caminho da paz”, pontua a religiosa


Texto| Marina Ferreira e Mayara Nunes





16 visualizações0 comentário
bottom of page