top of page
  • Foto do escritorIISC

Como descobrir sua vocação durante a Quaresma

O período de quarenta dias que antecede a Páscoa nos convida à doação, penitência e reflexão sobre nossas atitudes e sobre os passos de Jesus que buscamos seguir enquanto cristãos. E, justamente por isso, esse momento nos faz olhar para dentro de nós e buscar compreender se a vocação que Deus nos chama irá se acender em nossos corações e abrir nossos ouvidos. O momento presente é muito propício para isso.

Para que a voz de Deus seja ouvida, é preciso dedicação e atenção a pequenos detalhes que podem ser o início do despertar para a vocação. Aqui vão alguns passos para que você busque o discernimento e chegue no domingo de Páscoa com um caminho a ser seguido.


  • Meditação e oração

Rezar sempre é fundamental para que busquemos o centro de nós mesmo e nos encontremos com Deus. Faça isso sozinho. Aproveite esses momentos de introspecção e silêncio para buscar iluminação e paz interior, deixando assim os caminhos do coração livres e limpos para entender o chamado.


  • Estudo

Busque conhecimentos espirituais em livros para aprofundar a reflexão acerca dos ensinamentos de Jesus e das condutas de um cristão que acolhe o Deus vivo. Lembre-se que quanto mais inteligentes na fé, mais rápido e eficiente será a descoberta da verdadeira vocação.


  • Doação

Doe seu tempo, bens materiais e qualquer outra coisa que possa ser uma distração. Quando doamos, praticamos o ensinamento de Jesus, de amar ao próximo independente de quem seja e em qual situação se encontre. Não importa se seja para escutar um amigo ou parente que precise de ajuda e atenção, participar de alguma campanha solidária no seu bairro ou doar roupas e alimentos para quem precisa. A atitude de se entregar ao próximo converte a alma para a aproximação de Deus.


  • Troca de experiências

Conhece alguém que encontrou a vocação? Converse, compartilhe informações e entenda os caminhos que a pessoa percorreu até a descoberta da vocação. Cada um percorre uma jornada individual e independente, mas trocar experiências é sempre enriquecedor.


Texto| Mariana Ferreira



19 visualizações0 comentário
bottom of page