top of page
  • Foto do escritorIISC

Agosto: o mês das vocações

O mês das vocações chegou e com ele um chamado para a reflexão. Vamos celebrar cada vocação ao longo desse mês inteiro, cada semana de Agosto nos voltaremos de maneira especial a um grupo. Chegou a hora da nos conscientizarmos sobre o papel e a importância de cada vocação dentro de uma comunidade, e as responsabilidades compartilhadas durante o processo vocacional.


Neste momento de crises, angústias e incertezas sobre o futuro, o mês vocacional vem para nos lembrar do chamado divino, das orações e do que a comunidade pode fazer pelos vocacionados. Vocação vem do latim “vocare”, que significa “chamado”. Por isso, lembremo-nos da missão a que fomos designados através de cada vocação.

No primeiro domingo de agosto é celebrada a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos – ou vocações sacerdotais. Nesta semana, voltamo-nos para alguns dos instrumentos de Deus colocados na Terra para guiar os irmãos da comunidade para o caminho da fé. O sacerdócio é um chamado divino para servir à Cristo, levando a palavra sagrada por onde for e guiando os que estão à sua volta.


No segundo domingo temos a vocação para a vida em família (atenção especial aos pais), data criada em comemoração ao Dia de São Joaquim, patriarca das famílias. Nesta semana, os objetivos são a reflexão sobre a família, com especial atenção aos pais e ao seu papel na comunidade e na Igreja. Também é um momento para que cada uma volte a si mesma, reflita sobre a união e o amor e resgate os pilares de Deus que sustentam um lar.


No terceiro domingo são lembradas as vocações para a vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados. É momento de contemplar a vida consagrada dos freis, freiras, irmãos e irmãs que seguem o chamado divino e valorizar sua presença e atuação na Igreja. Além disso, é nessa semana que devemos notar com mais atenção para quem são essas pessoas, sua identidade e sua missão na Terra.


No quarto domingo do mês é chegado o momento de olharmos para os ministérios e serviços na comunidade. Os Catequistas e Ministros da Palavra e da Eucaristia desempenham papel fundamental na comunidade, servindo aos outros e carregando os valores de Deus nos campos da cultura, educação, trabalho, entre outros. Assim como os padres, também são importantes instrumentos de evangelização em seu meio, carregando consigo os princípios de fraternidade e fé.


E para encerrar com chave de ouro o mês das vocações, no último dia de agosto é Comemorado o Dia do Catequista, que serve à juventude e comunidade como guia e propagador da palavra divina.


Fiquemos com a mensagem do Papa Francisco. "A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel". Celebremos agosto e todas a vocações.


Texto| Marina Ferreira

583 visualizações0 comentário
bottom of page