• Mayara Nunes

Artesãs do Centro Santa Marta fazem credenciamento na Sutaco

Nos dias 4 e 5 de junho, um grupo de artesãs do Centro Santa Marta foram a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) realizar o credenciamento para regulamentar o exercício da atividade de artesã e a venda dos produtos produzidos em qualquer espaço da cidade.


A Sutaco é integrada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Considerada marca do artesanato paulista, a Sutaco coordena o Programa do Artesanato Brasileiro no Estado e tem como missão viabilizar e promover o Artesanato Paulista contribuindo para o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

Maurício Pereira, responsável pelo credenciamento na secretaria, afirma que para emitir a carteirinha é preciso estar dentro da regra conceitual de artesanato brasileiro. O teste que avalia se o candidato está dentro das normas é feito na sede da Sutaco.


“A gente marca um dia para que a artesã ou artesão venha a Sutaco trazendo algumas peças prontas e faça aqui uma demonstração da técnica que domina. Aqui, nós avaliamos o processo produtivo de como se transformou a matéria prima em um produto acabado. Então, nós emitimos a carteira que identifica a pessoa como um artesão do Estado de São Paulo e do Brasil”, conta Maurício.




0 visualização