top of page
Telêmaco Borba- PR

Nosso convívio 

A Comunidade Telêmaco Borba, nome dedicado à cidade do Estado do Paraná onde está localizada, teve início em 1964.

 

As irmãs chegaram a partir de um convite dos padres Redentoristas que conheciam a Congregação das Irmãs da Santa Cruz em São Paulo.

As irmãs que chegaram para formar esta comunidade iniciaram sua atuação na escola paroquial e na catequese da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Depois fundaram a APAE e ministravam aulas para surdos-mudos em outras escolas.

Esta comunidade no Paraná é fruto deste espírito missionário presente nas “filhas de Padre Moreau”, fundador da Congregação, que as impele a responder o chamado de Deus e atuar a partir das necessidades locais.

Atualmente, na Comunidade Telêmaco Borba residem, irmã Rosa Martin, 82, que atua como diretora da Promoção Humana, e Irmã Frieda Roth, 90, aposentada, que ainda animada e impelida pelo espírito missionário visita doentes e idosos em hospital e nas casas.

Irmã Rosa também coordena clubes de mães em várias bairros e a Pastoral da Criança, além de acompanhar comunidades na Zona Rural, especialmente, em Telêmaco Borba e Imbaú. 

 

Além disso, coordena um grupo de oito municípios do território para refletir e agir sobre questões que preocupam os pequenos agricultores, incluindo água, monocultura de eucalypto e as consequências dos projetos hidroelétricos.

Endereço das Irmãs:  Convento Mãe do Perpetuo Socorro - Avenida Presidente Kennedy, 445, Telêmaco Borba, Paraná.

bottom of page