• Mayara Nunes

VIVAT Brasil divulga relatório com participação da Congregação das Irmãs da Santa Cruz

As Irmãs Michael Mary Nolan e Maria de Lourdes de Deus Pimentel, da Congregação das Irmãs da Santa Cruz, participaram da concepção do relatório dando visibilidade para as ações fomentadas pelo Instituto das Irmãs da Santa Cruz em defesa da mulher e da equidade de gênero, da assessoria aos Quilombos, Povos Indígenas, Migrantes, Encarcerados e População em Situação de Rua, das ações de prevenção aos impactos ambientais, e na defesa pela inclusão educacional de crianças e adolescentes.


O documento é a mostra do trabalho de 1200 religiosos de 13 congregações, entre elas a Congregação das Irmãs da Santa Cruz. O grande grupo atua diretamente no país, seja no campo ou na cidade, priorizando os direitos à vida e ao meio ambiente, em defesa da integridade da Criação.

A relação apresenta ações concretas dos religiosos no Brasil, descritas no tempo e no território, com os tipos de parceria, a quantidade e a faixa etária dos atendidos, os desafios e os benefícios para a execução das ações. Além disso, apresenta os recursos disponibilizados pelas congregações para realizar os projetos, os cargos e funções da atuação dos religiosos, carga horária dos serviços e modalidade de participação.


O ponto de partida do Relatório Vivat Brasil é a decisão das Congregações associadas em dar visibilidade às suas ações sociopolíticas, enquanto resposta e expressão de sua missão. Seu objetivo é identificar ações, muitas vezes pequenas, mas que, quando registradas, somadas e divulgadas, podem mobilizar transformações que favoreçam o todo.

Os dados contidos no documento almejam expressar o cuidado da VIVAT para com a vida, a partir dos mais vulneráveis. Quer ainda dar visibilidade à Vivat Brasil, por meio da articulação e comunicação das ações sociopolíticas das Congregações; valorizando cada iniciativa que contribui para o fortalecimento da democracia e a construção da Cultura de Paz.


A Vivat International é uma Organização Não-Governamental - ONG, reconhecida pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ONU), como entidade de caráter consultiva. O nome VIVAT expressa o profundo desejo de que, tudo que existe, possa viver; que todos(as) vivam e deixem viver toda a Criação.



0 visualização