• Mayara Nunes

Um Residencial que proporciona carinho e abraços


O Residencial Santa Cruz é uma Instituição de Longa Permanência Para Idosos - ILPI, idealizado e mantido pela Congregação das Irmãs da Santa Cruz, em São Paulo.


Tem como missão “promover o bem-estar físico, afetivo, intelectual e espiritual daqueles (as) que frequentam o Residencial, visando o bem comum”.


“Íamos fazer um residencial somente para as irmãs idosas da Congregação da Santa Cruz. Com o tempo fomos vendo que seria muito mais interessante abrir esta proposta para ter uma mistura de pessoas para residir”, explicou Irmã Maria Regina Gomes.


Sendo assim, o projeto do Residencial foi ampliado para acolher tanto as irmãs idosas da Congregação da Santa Cruz quanto idosos da sociedade civil e também padres, irmãs e irmãos de outras Congregações Religiosas.


Com isso, este modelo de residência para desfrutar com qualidade de vida a terceira idade, se configurou numa moradia mista.


Para a residente Maria Terezinha Falcão, 86 anos, é um residencial onde se tem muitos abraços e carinho e assim a solidão passa bem longe.


“A gente tem física e hidroginástica. Eu não nunca tinha conseguido fazer hidroginástica em outro lugar, aqui eu faço duas vezes por semana. O dia inteiro você tem os cuidados com médico, tem enfermeiras, tem cinema... Aqui nós somos uma família, todo mundo é amigo”, relatou Terezinha.


Após a morte de um filho, Terezinha ficou muito abalada e se viu sozinha. Seus outros filhos resolveram proporcionar a ela este lugar de bem-estar e moradia digna para a mãe se recuperar da perda e ter companhia e cuidados diários.


De acordo com Irmã Maria Regina, o principal foco do Residencial Santa Cruz é dar aos idosos residentes uma vida muito digna e gostosa para se viver esta fase da vida.


Para isso, semanalmente, é organizado diversas atividades para que eles não tenham muito tempo de ficar dentro do seu quarto e experimentem a convivência social com outros residentes.


“Quando o residente ou os familiares buscam o residencial Santa Cruz eles querem ter o conforto de um lar, o acolhimento e a segurança que muitas vezes na casa, eles não conseguem proporcionar aos seus idosos”, enfatizou a gerente administrativa do Residencial, Priscila Kim.


Conheça um pouco mais o residencial Santa Cruz: www.rsantacruz.com.br





0 visualização