• Instituto Irmãs da Santa Cruz

Seminários ADDIISC: retrospectiva e continuidade na luta por acesso a direitos em 2022

No decorrer do ano de 2021, o Programa de Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos do Instituto das Irmãs da Santa Cruz (ADDIISC) realizou pelo menos 6 seminários virtuais que debateram temas diversos em matéria de direitos humanos e de garantia de direitos para populações em situação de vulnerabilidade.


No primeiro seminário, realizado no mês de fevereiro, tendo como plano de fundo a Campanha da Fraternidade de 2021, conversamos sobre as desigualdades e a importância do diálogo intercultural e religioso. Em abril, saímos “Em Defesa das Águas” com a presença de mulheres de diferentes localidades, inclusive indígenas e quilombolas, para falarmos das ameaças que as nossas águas e as populações no entorno enfrentam.


No terceiro seminário, a pauta foi “Trabalho Forçado e Tráfico de Pessoas”, debatida a nível institucional e por organizações da sociedade civil. Em agosto, o quarto seminário trouxe referências no debate da comunicação não violenta para pensarmos como o diálogo é uma ferramenta imprescindível na resolução dos conflitos sociais.


Em meio à crise climática e a importância de uma pauta ambiental que caminhe em conjunto com os povos tradicionais, o quinto seminário “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, também relembrou os ensinamentos do Laudato Si’ do Papa Francisco. Por fim, neste último mês de dezembro, dialogamos sobre as migrações na atualidade, a permanência dos deslocamentos na história da humanidade e a importância de defender os direitos das pessoas migrantes no Brasil, sejam elas refugiadas, presas ou em outras condições migratórias.


As conversas, relatos e trocas de experiências que ocorreram durante os seminários foram imprescindíveis para o fortalecimento do ADDIISC e também para vislumbrar novos caminhos para o próximo ano que virá.


Por isso, por meio desta breve retrospectiva, o ADDIISC agradece a contribuição de todas as pessoas convidadas que dedicaram seu tempo e seus ensinamentos aos seminários e a todos e todas que assistiram e interagiram virtualmente conosco.


Que 2022 seja um ano de renovação das esperanças e continuidade da luta permanente por direitos humanos e garantia de uma vida digna para todas as pessoas.


No próximo dia 30 de março, às 16h retomamos os seminários ADDIISC. O primeiro de 2022 terá o tema: “Educação, direitos tradicionais e o cenário pandêmico”.

5 visualizações0 comentário