• Mayara Nunes

Residencial Santa Cruz sinônimo de saúde na terceira idade

Para muitos, o envelhecimento é visto com o fim da vida. Mas, viver as transformações progressivas do tempo, não significa inabilidade cognitiva. É por isso que a equipe do Residencial Santa Cruz, não mede esforços para que os idosos tenham um envelhecimento saudável e bem-sucedido, realizando atividades físicas constantes que trabalham o equilíbrio físico e mental.


Para José Antônio Junior, fisioterapeuta do Residencial Santa Cruz, as atividades físicas podem trazer inúmeros benefícios para a saúde do idoso. “Melhora da funcionalidade, melhora da autoestima, socialização, fortalecimento muscular, alongamento muscular, enfim. Pensando num modo mais completo é a melhora da funcionalidade do idoso, é deixa-lo o mais funcional possível, mais independente para as atividades de dentro do Residencial, que no caso é a morada deles”, comenta o fisioterapeuta.

Todos nós viveremos o processo fisiológico de envelhecimento, mas com a atividade física podemos amenizar a velocidade com que se processam as modificações em nossos sistemas. No Residencial Santa Cruz, as atividades são realizadas quatro vezes por semana, e vão desde a hidroginástica e hidroterapia até as atividades em grupo, sempre dividindo os grupos por nível de funcionalidade para que ninguém se machuque.


José Antônio reitera que as atividades físicas trabalham não apenas o corpo físico do idoso, mas também o equilíbrio emocional. “A gente pensa na socialização, eles brincam, se divertem, conversam, trocam informações entre eles, trocam experiências. Aqui no Residencial é muito rico. Eu sempre oriento a equipe de saúde, a fazer uma caminhada no jardim, sempre guiada por algum colaborador do Residencial que acompanhe o idoso, para evitarmos que tenha uma possível queda”, conclui.


Texto| Mayara Nunes


0 visualização