• Mayara Nunes

Residencial Santa Cruz: Fé e espiritualidade na terceira idade

Neste mês, o Residencial Santa Cruz celebrou mais uma missa junto aos conviventes. Um momento dedicado a fé e a comunhão em cristo para que os idosos pratiquem sua espiritualidade e possam desfrutar de um momento de troca e união.


Uma vida espiritual ativa é um fator importante para a garantia da saúde e bem-estar dos idosos. Neste momento de passagem é comum que o idoso questione a existência e sinta-se aflito com o que poderá vir a ser. Além disso, a perda de amigos e entes queridos podem acentuar o sentimento de desesperança e ansiedade com relação ao futuro.

A espiritualidade também tende a fazer com que o idoso consiga enfrentar situações adversas, amparando-o de forma emocional e motivacional, sendo assim, dando-lhe novos propósitos e significados de vida.


Padre Pedro reflete sobre como é bonita a experiência de fé que o Residencial proporciona aos conviventes. “É uma experiência bonita ver essa casa permitir a idosos e idosas que vivam em comunhão, que celebrem com alegria suas vidas, e que se recordem com carinho de todas as coisas boas que eles fizeram tendo aqui um momento de descanso e de cuidados essenciais bastante valiosos e necessários pra eles”, afirma Padre Pedro.


A eucaristia é celebrada uma de forma quinzenal ou mensal à depender da circunstância. Padre Pedro conta que o objetivo é juntar na eucarística as experiências positivas de vida, os aniversários, as boas lembranças, e também compartilhar as dores, perdas, desencontros e desenganos. “Tudo isso dá uma possibilidade de vida espiritual que garante a cada um e cada uma a pacificação da sua própria história permitindo assim e integração necessária para esse momento da vida deles”, explica o padre.


Texto| Mayara Nunes




38 visualizações