Neste momento de incertezas vivido em nosso país, nós da Congregação das Irmãs da Santa Cruz (Instituto das Irmãs da Santa Cruz) e Colégio Santa Maria, entendemos que o nosso compromisso frente à missão que realizamos, definitivamente nos coloca em defesa dos direitos e da dignidade da pessoa humana. Firmamos assim, o nosso posicionamento de repúdio às ideias que se distanciam da não-violência.
Defendemos a não-violência ativa, a qual é constitutiva da mensagem de Jesus e intrínseca às relações justas com toda a criação. A mudança sistêmica não violenta requer respostas inovadoras e criativas para os problemas e conflitos sociais.
Deste modo, vimos a público, a fim de reiterar nosso compromisso com as populações vulneráveis deste Brasil. É preciso lutar pela preservação e ampliação dos direitos e garantias já conquistados pelas minorias, vitimadas da exclusão. Toda pessoa deve ser reconhecida a partir de sua cultura e valores, com respeito e dignidade.
Não podemos comungar com o clima de ódio, de intolerância e de violência que se instala em nosso país nesse tempo de eleição. Reconhecemos que o momento é crítico e que a democracia que garante nossa liberdade e direitos corre perigo.
Conclamamos nossos colaboradores (as) para que façam uma reflexão profunda, à luz do Evangelho e de nossa história, antes de exercer sua cidadania. É muito importante que cada um faça sua escolha consciente, quer em âmbito nacional ou estadual, de modo que por meio do voto seja revelado o compromisso com o tempo de inclusão, justiça e paz. Pontos colocados à prova, através de candidaturas que desconsideram os direitos humanos, bem como o amor compassivo e solidário.
Cientes de que a paz é fruto de justiça que resulta do fortalecimento da democracia e dos direitos conquistados com muita luta, pedimos que o Espírito Santo ilumine a cada um de nós neste momento.
Conselho da Área da Congregação das Irmãs da Santa Cruz e Diretoria do Instituto das Irmãs da Santa Cruz
Comments