• Mayara Nunes

Posicionamento da Congregação das Irmãs da Santa Cruz diante das eleições 2018 no Brasil


Neste momento de incertezas vivido em nosso país, nós da Congregação das Irmãs da Santa Cruz (Instituto das Irmãs da Santa Cruz) e Colégio Santa Maria, entendemos que o nosso compromisso frente à missão que realizamos, definitivamente nos coloca em defesa dos direitos e da dignidade da pessoa humana. Firmamos assim, o nosso posicionamento de repúdio às ideias que se distanciam da não-violência.


Defendemos a não-violência ativa, a qual é constitutiva da mensagem de Jesus e intrínseca às relações justas com toda a criação. A mudança sistêmica não violenta requer respostas inovadoras e criativas para os problemas e conflitos sociais.


Deste modo, vimos a público, a fim de reiterar nosso compromisso com as populações vulneráveis deste Brasil. É preciso lutar pela preservação e ampliação dos direitos e garantias já conquistados pelas minorias, vitimadas da exclusão. Toda pessoa deve ser reconhecida a partir de sua cultura e valores, com respeito e dignidade.


Não podemos comungar com o clima de ódio, de intolerância e de violência que se instala em nosso país nesse tempo de eleição. Reconhecemos que o momento é crítico e que a democracia que garante nossa liberdade e direitos corre perigo.


Conclamamos nossos colaboradores (as) para que façam uma reflexão profunda, à luz do Evangelho e de nossa história, antes de exercer sua cidadania. É muito importante que cada um faça sua escolha consciente, quer em âmbito nacional ou estadual, de modo que por meio do voto seja revelado o compromisso com o tempo de inclusão, justiça e paz. Pontos colocados à prova, através de candidaturas que desconsideram os direitos humanos, bem como o amor compassivo e solidário.


Cientes de que a paz é fruto de justiça que resulta do fortalecimento da democracia e dos direitos conquistados com muita luta, pedimos que o Espírito Santo ilumine a cada um de nós neste momento.


Conselho da Área da Congregação das Irmãs da Santa Cruz e Diretoria do Instituto das Irmãs da Santa Cruz




147 visualizações