14ª retomada indígena na PUC de São Paulo
No próximo dia 19 de setembro, às 18h40, após a cerimônia de abertura da 14ª Retomada Indígena na PUCSP, realizaremos o lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil- Dados 2021, em São Paulo, presencialmente na PUCSP e transmitida ao vivo pelo canal da TV PUC.
Importante relembrar que os/as estudantes do Programa Pindorama, da PUCSP, elegeram como tema da Retomada Indígena desde ano: “Bi-centenário: independência para quem? Luta e resistência dos Povos Indígenas” e acolheram o lançamento do Relatório durante seu primeiro dia de programação, que seguirá durante toda a semana.
O relatório de violência, realizado pelo Conselho Indigenista Missionário, foi oficialmente lançado no dia 17 de agosto (veja aqui a live) e apontou o grave cenário de violência e a ofensiva contra os direitos dos povos indígenas no Brasil. Assim, o evento em São Paulo tem como objetivo seguir difundindo esses alarmantes dados e aproximá-los do contexto de luta dos povos tradicionais que vivem no estado.
Para o lançamento do relatório, contaremos com a mediação da vice-presidente do CIMI, Lucia Gianesini. O relatório será apresentado pela professora da PUC e coordenadora geral de pesquisa do relatório, Lúcia Rangel, seguida das falas das lideranças Simone Pankararu e Davi Popygua, de Michael Mary Nolan, que fará a exposição de um dos artigos do relatório, baseado no trabalho do Instituto das Irmãs da Santa Cruz (IISC) e do CIMI no que toca às pessoas indígenas presas e das contribuições da desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kenarik Boujikian.
Não é necessário inscrição, mas haverá lista de presença no dia para as pessoas e as pessoas que, após o evento, precisarem de certificado de participação, a orientação é solicitar por meio do e-mail: add@iisc.org.br.
Lançamento em São Paulo do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil - Dados 2021
Local: Auditório 100A, da PUCSP na rua Monte Alegre, 984.
Data: 19/09/2022 (segunda-feira)
Horário: 18h40
Comments