• Mayara Nunes

Irmãs da Santa Cruz participam do workshop Vivat Brasil

Entre os dias 27 e 30 de maio, representantes das congregações religiosas e membros religiosos da VIVAT Internacional reuniram-se no Centro Missionário da Santíssima Trindade, em Santo Amaro - San Pablo, para um workshop que contou com a equipe executiva da VIVAT de Nova Iorque.

A ONG VIVAT permite que nossas congregações religiosas consolidem o compromisso evangélico de Justiça, Paz e Integridade da Criação, organizando-nos a uma maior incidência no âmbito das Nações Unidas, pela defesa e promoção dos direitos das comunidades que acompanhamos.


Nesse sentido, refletimos questões relacionadas às prioridades da VIVAT: Erradicação da Pobreza, Igualdade de Gênero, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz. Recordamos a caminhada da VIVAT no Brasil e as atividades das congregações presentes; análise da conjuntura nacional; parte do desempenho da equipe da VIVAT Internacional na ONU e aspectos práticos da organização no nível brasileiro.


Essas reflexões, realizadas num clima de muita partilha e comunhão, ajudaram a elaborar um plano de ação e a designar uma equipe de articulação para o VIVAT Brasil. Visando garantir uma presença mais profética e eficaz, decidimos dar os passos necessários para nos tornarmos uma entidade legalmente reconhecida no Brasil como subsidiária da VIVAT Internacional. Nós também vamos divulgar os compromissos assumidos e envolver nossos irmãos e irmãs em nossas congregações, bem como os leigos que atuam conosco.


A nossa presença em um mundo profundamente injusto e desigual desperta em nós a indignação e solidariedade enraizada na fonte de espiritualidade que nos inspira um maior compromisso com o estabelecimento de uma rede da VIVAT em busca da superação das forças que destroem a vida. Nestes dias de encontro, marcado, em particular a memória das muitas vítimas em Manaus, mortos como resultado do sistema prisional desumano, e vidas interrompidas por mineração de crimes ambientais e sociais, especialmente em Brumadinho e Mariana.


Comprometidas com a realidade do povo brasileiro, assumimos como prioridades de desenvolvimento sustentável (com foco no agronegócio e mineração) e da Cultura de Paz (com ênfase na migração e proteção das comunidades e ameaçado líderes, populações indígenas particularmente e populações tradicionais).


Nós também optamos por uma ação imediata da VIVAT Brasil, em defesa do estatuto do desarmamento e monitoramento e apoio aos compromissos que irão Sínodo para a Amazônia. Reafirmando o papel dos povos da Amazônia em busca de novos caminhos para a Igreja e para a Ecologia Integral.


Concluímos a oficina fortalecidas na esperança e profundamente comprometidas em contribuir para uma vida melhor para o nosso povo, confiando que as prioridades assumidas passam ser respostas para as necessidades dos grupos mais sofredores.




11 visualizações

©2017 por Agência FAZERCOM -  Gestão em Comunicação.

Siga a Congregação das Irmãs da Santa Cruz

FALE  CONOSCO

 (11) 5631-0478 | 5631-0517

R. Antônio Furlan Júnior, 127 (portaria 15) - Vila São Pedro - 04676-020 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle