• Mayara Nunes

IISC fomenta projeto de educação e inclusão social direcionado a crianças e adolescentes

O Instituto das Irmãs da Santa Cruz (IISC) fomenta por meio do Programa de Investimento Social, projetos de diferentes Organizações da Sociedade Civil de todo território nacional, que desenvolvam atividades de interesse público, nas áreas relacionadas aos eixos de apoio do IISC que são: justiça social, Direitos Humanos, preservação do meio ambiente e promoção da educação.


Em 2019, uma das entidades contempladas pelo programa foi o Lar da Criança Santo Antônio que, em parceria com as Irmãs da Santa Cruz realizou o projeto “Semeando o Amanhã” oferecendo um espaço de referência e acolhimento a 60 crianças e adolescentes no município de Valparaíso, São Paulo.

Segundo Carmem Mantovam, presidente do Lar da Criança de Santo Antônio, a parceria com o IICS possibilitou a execução plena do Projeto, o qual estava sendo realizado com várias limitações graves. “Com a parceria do Instituto das Irmãs da Santa Cruz foi possível a contratação de um monitor e uma facilitadora de oficinas, possibilitando a melhor organização dos usuários em três turmas de acordo com a faixa etária; aquisição de alimentos para o almoço dos usuários e, também, os lanches nas reuniões mensais com os pais/responsáveis e recreações com as famílias; a aquisição de produtos de higiene e limpeza do ambiente e higiene pessoal dos usuários (banho e escovação dental); aquisição de materiais para as oficinas, atividades lúdico pedagógicas, esportivas e para realização dos eventos sócio culturais”, afirma a presidente.


O "Semeando o Amanhã" realiza a acolhida de crianças e adolescentes no período de contra turno escolar com oficinas de artesanato, música, teatro, capoeira, esportes e atividades recreativas internas e externas. Essas oficinas auxiliam no desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes, na descoberta de novas habilidades, numa participação cidadã da comunidade e num melhor desempenho escolar dos jovens.


Texto | Mayara Nunes


0 visualização