• Mayara Nunes

IISC fomenta capacitação profissional a moradores do Brás e região

Quem atravessa o Viaduto Gasômetro, na Região do Brás, em São Paulo não imagina que ali dentro o sonho de dar início ao próprio negócio pode se tornar algo real e rentável. Em 2019, o Instituto das Irmãs da Santa Cruz acreditou nessa possibilidade e investiu junto a Associação Reciclázaro em cursos profissionalizantes e atividades socioeducativas para pessoas excluídas do sistema formal de trabalho.


Com foco no empreendedorismo, o projeto “Negócios Sociais - Educação e trabalho que transformam a realidade” conta com uma equipe multidisciplinar do Espaço Gasômetro, que atua em conjunto com os moradores do entorno identificando necessidades, oferecendo apoio psicossocial, assistência e capacitação gratuita para geração de renda.

Nádia Laurindo, Assistente Social e responsável pelo Espaço Gasômetro comenta que os cursos ocorrem na área de estética e beleza com designer de sobrancelha, cabeleireiro, manicure e pedicure e na área de tecnologia com cursos de manutenção de microcomputadores e celulares. “A oportunidade de trabalhar de maneira autônoma impacta de forma direta na vida social da comunidade abrindo grandes possibilidades de empreender, tendo em vista que, boa parte dos beneficiários são pessoas de baixa renda que estavam fora do mercado de trabalho formal”, relata.


Os estudantes são estimulados em diversas formas de empreendedorismo e contam com a escola de incubação de negócios, em que podem vivenciar a rotina de algumas das profissões relacionadas aos cursos ministrados no local.


Para Nádia a melhoria sócio econômica causou mudanças estruturais positivas na autoestima dessas famílias proporcionando melhoras significativas em aspectos sociais básicos como moradia, alimentação, entre outros. “O apoio do Instituto das Irmãs Santa Cruz foi essencial na realização do projeto, pois podemos contar com recursos que possibilitaram a implementação e continuidade dos cursos e por consequência, impactar de forma significativa na comunidade”, pontua a Assistente Social.


Mayara Nunes



10 visualizações

©2017 por Agência FAZERCOM -  Gestão em Comunicação.

Siga a Congregação das Irmãs da Santa Cruz

FALE  CONOSCO

 (11) 5631-0478 | 5631-0517

R. Antônio Furlan Júnior, 127 (portaria 15) - Vila São Pedro - 04676-020 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle