• Mayara Nunes

CSM oferece cursos gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade

O Centro Social Santa Marta oferece diferentes tipos de capacitação para pessoas que, em meio à crise social que assola o Brasil, procuram alternativas eficazes de gerar rentabilidade financeira. Copeira, corte e costura, panificação e culinária são alguns dos cursos oferecidos.


Em geral, as formações duram de um a três módulos e possibilitam que o aprendiz desenvolva habilidades técnicas de produção e venda dos produtos criados. Aprendendo assim, a auto gestão sobre o seu trabalho.


O curso de panificação, por exemplo, consiste em uma oficina com quatro aulas onde se aprende diferentes técnicas de preparo de massas. Para Ana Alice, professora que ministra as aulas no CSM, a ideia dessa oficina não é nem tanto fazer o pão, mas aprender as técnicas que farão com que o aprendiz faça qualquer tipo de pão.


“Amassar a massa para sentir a textura. Como é que se faz. As proporções. Por que se você souber bem as técnicas, você consegue fazer qualquer pão. Além disso, qual é a temperatura do líquido que se coloca na massa do pão. Como tem que ser o fermento. Aprender também a modelar esses pães. Nessas quatro aulas, elas aprendem algumas modelagens diferentes”, conta Ana Alice Silveira.


Ana Alice explica que seu desejo é que os participantes aprendam as técnicas e possam viver e trabalhar com a panificação. E caso não desejem trabalhar com este ofício, que façam belos pães para serem apreciados por familiares e amigos.

0 visualização