• Mayara Nunes

Centro Santa Marta realiza segundo encontro de formação do voluntariado

Em setembro, o CSM realizou o segundo encontro de formação do voluntariado, que apresentou as voluntárias do Instituto das Irmãs da Santa Cruz a história da Congregação, a constituição de carisma missionário, a missão religiosa nos cinco continentes do globo e a formação do Instituto no Brasil.


A formação visa inserir as voluntárias no contexto da família santa cruz, fazendo com que elas compreendam a missão social e religiosa, e se apropriem desse conteúdo ao executar os trabalhos com o público.

Irmã Regina é congregada e explica um pouco sobre as formações em 2019. “Este ano nós formamos uma equipe que cuida da parte de formação dos voluntários do Instituto, e nessa equipe foi combinado que nós teríamos algumas formações durante o ano para as voluntárias. Passar um pouco o histórico da Congregação de Santa Cruz aqui no Brasil, para elas terem o conhecimento do local em que elas trabalham, muitas são voluntárias dedicadas há anos. Para elas conhecerem qual o objetivo desse grupo de mulheres, que tipos de trabalho fazemos. Esse encontro foi muito positivo e já é o segundo de muitos que virão”, explica irmã Regina.


O trabalho voluntário além de promover benefícios em prol de grande causas traz excelentes oportunidades de aprendizado. Dona Lúcia pode dizer isso com propriedade, ela é voluntária do IISC há 44 anos. “Eu adorei a reunião porque muita coisa que ela falou eu não sabia. 44 anos aqui e muita coisa eu não sabia. Sobre a missão, quantas elas são, de onde elas vieram, quando tudo começou. Então foi muito bom pra mim, eu gostei bastante”, afirma Lúcia Helena de Souza, voluntária.



Texto| Mayara Nunes

36 visualizações