• Mayara Nunes

CCA Santa Marta e o desenvolvimento de crianças e adolescentes durante o isolamento social

O Instituto das Irmãs da Santa Cruz por meio do Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes Santa Marta (CCA) continua a exercitar e acompanhar o desenvolvimento artístico pedagógico dos aprendizes através da educação a distância.


São inúmeros os desafios do ensino a distância direcionado a crianças e adolescentes, entre eles, a adaptação dos educadores com novos meio de integrar a sala de aula, as oscilações de conexão com a internet, o acesso aos equipamentos eletrônicos utilizados também pelos pais das crianças e os turnos em que os familiares estão disponíveis para acompanhar as atividades.


Refletindo sobre essas questões foi que Danilo Andrade, coordenador e educador do CCA, organizou um grupo de whatsapp onde os exercícios são enviados em formato de foto ou vídeo com objetivo de não gerar gasto de dados móveis com arquivos muito pesados. Sendo assim, também fica acessível as famílias enviarem a devolutiva das atividades solicitadas.

Danilo explica como a produção das tarefas são pensadas de acordo com as particularidades de cada grupo. “Quando se estrutura as atividades não pensamos em produção, mas, no grupo que é atendido em suas necessidades e principalmente pensamos em tarefas que possam ser desenvolvidas com autonomia pela família e pela criança. Então, a realização das atividades não pode gerar custo a família neste momento e não pode gerar uma dificuldade que impeça a sua realização”, conta.


O importante nessa fase é não perder o foco. Para manter a saúde mental e o desenvolvimento da criança e do adolescente é importante manter uma rotina e fazer com que os jovens não percam o ritmo escolar e nem o costume de estudar.


O coordenador aponta que apesar da interrupção das aulas presenciais é possível sustentar o desenvolvimento e a aprendizagem através de exercícios que não requerem a proximidade física. “As atividades que são realizadas em rotina no CCA, tiveram que ser interrompidas devido a estrutura didática que possui, mas, baseado no plano de ação elaborado para 2020, foi planejado uma série de atividades que possibilitam o desenvolvimento dos usuários. A organização foi elaborada a partir de atividades de raciocínio lógico e atividades que estimulam a capacidade criativa, conforme diagnóstico da comunidade atendida”, pontua.


Texto| Mayara Nunes

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