• Mayara Nunes

Aluno celebram o Dia do Trabalhador, a Paz e os 70 anos do Colégio Santa Maria


Placas com os nomes de pacifistas

“Trabalhando unidos pela paz”, este foi o tema que inspirou a Celebração Eucarística com os alunos do 7º ano do Colégio Santa Maria, da Congregação das Irmãs da Santa Cruz, na Zona Sul de São Paulo.


Este momento de oração com os alunos e também com os familiares, realizado no último dia 5 de maio, na capela do Colégio, foi iluminado pelo texto bíblico do Evangelho de Mateus: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5, 9).


De acordo com o Pedro Moisés e Carvalho, professor do Ensino Religioso e de Filosofia do EFII, a Campanha da Fraternidade de cada ano fomenta a reflexão vivenciada na Celebração Eucarística realizada pelo Colégio.


“Em 2018, a “superação da violência” foi o tema escolhido e nós resolvemos associar a ideia do trabalho com a da promoção de uma “cultura da paz”. Trabalhar em prol da superação da violência implica na união dos esforços de muitos, para uma sociedade capaz de optar pelo perdão, pela concórdia e pela convivência harmoniosa entre todos”, explicou o professor.


“É muito importante a gente usar o nosso tempo para agradecer a Deus e rezar pelos problemas e desafios que teremos no decorrer da vida”, considerou Mariana Gomes Sorrilha (7º D)


“Essa missa foi a minha favorita e da minha mãe também. Gostei muito, pois participei de vários momentos e achei essa missa muito animada. Em minha opinião, a melhor parte da missa foi a música final, em inglês, pois todos cantaram e foi muito legal”, expressou Gustavo Alberto Ferrer Campoi (7ºD).


A Celebração Eucarística também teve outra intenção também bem especial: celebrar os 70 anos de fundação do Colégio Santa Maria. “Uma trajetória marcada pelas bênçãos de Deus e pelo incessante trabalho em prol de uma educação de qualidade, capaz de promover o ser humano através do desenvolvimento das suas múltiplas dimensões ou, nas palavras do Pe. Moreau, capaz de desenvolver ‘mentes e corações’, destacou o professor Pedro Moisés.


“Os alunos realizavam as tarefas felizes e com vontade. Os pais ficaram realizados e muito felizes com os resultados”, reforçou Lucas Celio Vossen (7ºB).


A condução dos momentos celebrativos foram preparados e realizados pelos próprios alunos. As leituras e alguns cantos foram feitos em três idiomas (português, espanhol, inglês).


“Teve o empenho de todas as partes, tanto dos professores, dos alunos, dos pais que estavam presentes, e principalmente dos trabalhadores do Colégio, que eram um dos temas homenageados na missa, junto com os 70 anos do Colégio”, contou Júlia Guimarães Cunha (7ºB).


“Gostei das faixas que os alunos levaram e da ideia das placas com nomes dos pacifistas. Achei muito interessante os pedidos de perdão em três idiomas diferentes. Adorei as músicas escolhidas. Eu, meus amigos e minha família cantamos. Foi incrível”, expressou Júlia Helena Noguchi Boarati (7ºB).


Carolina Sánchez Dutra, do 7ºB, estava muito feliz pela participação na Celebração. Para ela o canto do “Padre Nuestro” e “Heal the world”, foi um momento emocionante. “Todos os pais viraram para ver a gente cantando. Teve até gravação! Quando a missa acabou, todos os pais nos parabenizaram pelo ótimo trabalho. Não tenho palavras para descrever a minha felicidade de ter participado”, expressou.


Para João Pedro Oliveira Pinheiro, do 7ºB, foi um dia de agradecimentos e pedidos a Deus. “Foi um dia realmente fascinante. Ver a missa cheia de pais e alunos. Ver todos os pais e alunos cantando, alunos participando ... foi muito legal”.


Professor Pedro Moisés, explicou que a preparação para a Celebração Eucarística contou com a colaboração de todos os alunos, professores da série, da orientadora e da auxiliar.


“Todos unidos em prol de uma causa: proporcionar à comunidade do 7º ano um momento de encontro com Deus que se traduzisse em reflexão propositiva a dignidade do trabalhador e a necessidades de um esforço coletivo em prol da instauração da paz no Brasil e no Mundo”, concluiu Pedro Moisés.



40 visualizações

©2017 por Agência FAZERCOM -  Gestão em Comunicação.

Siga a Congregação das Irmãs da Santa Cruz

FALE  CONOSCO

 (11) 5631-0478 | 5631-0517

R. Antônio Furlan Júnior, 127 (portaria 15) - Vila São Pedro - 04676-020 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle