top of page
  • Foto do escritorInstituto Irmãs da Santa Cruz

ADDIISC disponibiliza novo infográfico "Prisões e Povos Originários no Brasil - 2ª Edição"


O ADDIISC, em parceria com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), realizou pesquisa durante o ano de 2021 com intuito de monitorar dados públicos acerca da prisão dos povos indígenas do Brasil.


Assim, apresentamos o infográfico “Prisões e Povos Originários no Brasil - 2ª Edição”, que é um dos resultados da pesquisa realizada a partir das plataformas governamentais de acesso à informação do Brasil.


É importante dizer que o aprisionamento dos povos originários do Brasil enfrenta grande subnotificação e portanto, os dados levantados podem não corresponder às realidades vividas por estas pessoas e suas comunidades no âmbito do sistema prisional brasileiro. A cada ano enfrentamos novos desafios no acesso à direitos e avançamos em novas garantias para as pessoas que vivenciam essas violências.


No entanto, o ADDIISC acredita que caminhos que valorizem as ferramentas de transparência pública e diálogo são imprescindíveis para avançarmos em propostas desencarceradoras e focadas nos métodos próprios de resolução de conflitos de cada povo, assim como o ano de 2022 tem sido marcado pela possibilidade de aproximação às realidades das pessoas indígenas presas, principalmente no estado que mais encarcera, Mato Grosso do Sul.





254 visualizações0 comentário
bottom of page