• Instituto Irmãs da Santa Cruz

ADDIISC disponibiliza novo infográfico "Prisões e Povos Originários no Brasil - 2ª Edição"


O ADDIISC, em parceria com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), realizou pesquisa durante o ano de 2021 com intuito de monitorar dados públicos acerca da prisão dos povos indígenas do Brasil.


Assim, apresentamos o infográfico “Prisões e Povos Originários no Brasil - 2ª Edição”, que é um dos resultados da pesquisa realizada a partir das plataformas governamentais de acesso à informação do Brasil.


É importante dizer que o aprisionamento dos povos originários do Brasil enfrenta grande subnotificação e portanto, os dados levantados podem não corresponder às realidades vividas por estas pessoas e suas comunidades no âmbito do sistema prisional brasileiro. A cada ano enfrentamos novos desafios no acesso à direitos e avançamos em novas garantias para as pessoas que vivenciam essas violências.


No entanto, o ADDIISC acredita que caminhos que valorizem as ferramentas de transparência pública e diálogo são imprescindíveis para avançarmos em propostas desencarceradoras e focadas nos métodos próprios de resolução de conflitos de cada povo, assim como o ano de 2022 tem sido marcado pela possibilidade de aproximação às realidades das pessoas indígenas presas, principalmente no estado que mais encarcera, Mato Grosso do Sul.


Acesse aqui o infográfico.




195 visualizações0 comentário