
Entre os dias 27 e 29 de julho, na cidade de Limeira, São Paulo, aconteceu o 15º Seminário das Pastorais Sociais do Estado de São Paulo, com o tema: “Medellín ontem, hoje e sempre numa perspectiva pastoral.
O seminário reuniu representantes de diversas pastorais sociais, movimentos e organizações que desenvolvem ação social no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB Sul 1.
As Irmãs Elizangela Matos e Lourdes Pimental, da Congregação das Irmãs da Santa Cruz, coordenadoras da Pastoral Nacional da Mulher Marginalizada, estiveram presente neste importante evento que animou a caminhada social das pastorais no regional.
“É impossível a fé cristã sem compromisso. A missão é o anúncio da fé. A Igreja é para todos. Entretanto, deve ter na sua essência a prioridade pelos mais necessitados.
"Precisamos ser samaritanos nos dias de hoje, também! Como Igreja, precisamos rever a dimensão apostólica da participação dos leigos/as no processo de transformação, e do compromisso libertador-humanizador. O que tipifica o papel do leigo/a é seu compromisso com o mundo, assumindo tarefas de promoção humana. Deve ser fomentada a espiritualidade própria do laicato, baseada na sua experiência de compromisso com o mundo. Ajudando-o a se entregar a Deus, entregando-se aos outros”, trecho da Carta de Compromisso dos participantes do 15º Seminário.
CLIQUE AQUI e leia na íntegra a Carta de Compromisso
Comentários